sábado, 6 de julho de 2013

Quantize

Percebam a situação: Após fazer uma gravação no seu Workstation ou na sua DAW você todo animado com seu trabalho vai ouvir o que gravou não é mesmo?






Eis que para sua surpresa algo não está encaixando. E você nota que algumas notas ficaram fora do tempo. E agora??




Aí que entra uma ferramenta muito útil e necessária para quem produz música. O Quantize.
Quantizar uma música significa ( de forma bem simplista) colocar as notas em seus devidos lugares.

Para exemplificar vou utilizar como referência o trabalho em um Motif XS, porém estes conceitos servem para todos os Workstations e também para os estúdios virtuais (DAWs como Cubase, Sonar, etc...)

Vamos iniciar analisando um trecho todo feito em arpejo de Dó maior com as notas dó-mí-sol.
Você ajusta o metrônomo para 60Bpm e compasso 4/4. Após o REC inicia a gravação:


 Agora se você tocar este arpejo uns 8 compassos seguidos e voltar a ouvir a gravação pode acabar percebendo que algumas notas ficaram deslocadas: QUANTIZE NELAS

Para explicar o Quantize temos que ver como teclado enxerga a divisão do tempo.
O arpejo acima foi tocado com as notas em SEMICOLCHEIAS valendo 1/4 de tempo cada nota




Pois bem, enquanto nós fazemos a divisão da pauta em compassos e tempos o teclado faz a divisão em MEASURES, BEATS E CLOCKS!!!

Cada Measure é 01 compasso:


Cada tempo é 1 BEAT, então no compasso 4/4 temos 4 Beats por Measusre. Se fosse um 3/4 teríamos 3 beats por measure e assim sucessivamente.

Agora vem o segredo do Quantize: A resolução é dada em CLOCKS. No caso do teclado utilizado minha resolução é de 480. Ou seja, entre um click e outro do metrônomo irão se passar 480 clocks.




Agora veja a relação de Clocks por figura de valor:

60 (fusa)
80 (tercina de semicolcheia)
120 (semicolcheia)
160 (tercina de colcheia)
240 (colcheia)
320 (tercina de semínima)
480 (semínima)

Mas afinal o que tudo isto signica? Bom quando se usa um Quantize 240 por exemplo, as notas são limitadas a se situarem em clocks múltiplos de 240. Quando tocamos naturalmente cada nota pode sair em qualquer um dos Clocks certo? O quantize obriga as notas a cairem nos múltiplos do clock estipulado.


Vamos voltar ao nosso exemplo. Existe nos teclados e DAWs uma lista de eventos. Afinal para o computador as notas são eventos distribuídos ao longo do tempo. Quando você abre o modo de edição das notas do arpejo você percebe que elas não estão corretamente divididas. Portanto os Clocks não sendo múltiplos significa que nossos ouvidos irão perceber as falhas. Quanto maior a diferença dos clocks mais se notará.


Veja como fica nossa tabela antes do quantize ( estes valores podem ser conferidos na tela do seu Workstation ou na lista de eventos da sua DAW)


    MEASURE        BEAT           CLOCK            NOTE
       01             -   01       -       002              C3
                                              114              E3
                                              259              G3
                                              359              E3
                      -   02       -        005              C3


No exemplo acima, as nota C3 deveria estar exatamente no clock 000. E 1/4 de tempo (beat) depois é que deveria aparecer a nota E3. Isso aconteceria no clock 120. Após usar o quantize o computador (PC, ou processamento do seu teclado) irá fazer a análise do clock real e colocará a nota no clock que ele julga o mais correto baseado na sua resolução.  Vejam a nota E3, ela está no clock 114. Se você estipulou um Clock de quantize de 120 quer dizer que a nota só pode estar nos clocks 000 , 120 , 240 , 360 , ou  480 (que é o mesmo 000).  Então a nota que está no clock 114 está mais próxima de qual Clock quantizado?? 
Do Clock 120 claro. Assim que o processamento acontece com todas as notas. A nota G3 será alinhada com o clock mais próximo de 240. A E3 com o de 360 e a C3 do próximo Beat será colocada no 480 (000).

Para chegar ao valor de Clock de quantize devemos analisar qual a figura de menor valor de nossa pauta, ou do trecho a ser aplicado.No nosso caso é a Semicolcheia e podemos usar um valor de Clock de 120.

Após aplicar o quantize a nossa tabela fica assim:

    MEASURE        BEAT           CLOCK            NOTE
       01             -   01       -       000              C3
                                              120              E3
                                              240              G3
                                              360              E3
                      -   02       -        000              C3

A análise de valor de Clock a ser ajustado no quantize é FUNDAMENTAL. Se colocar um valor de clock menor do que o da menor figura de tempo teremos um alinhamento errado.  Se colocar um valor mais alto corremos o risco de também ter um deslocamento maior que o necessário.


Assim, com tudo bem dividido atingimos a perfeição em nossa gravações !!