sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hanon Rock - Exercício 3

Eu considero estudar Hanon como frequentar uma academia...
É um estudo que não tem fim e cada dia você se sente melhor que o dia anterior.

De fato, estudar Hanon, ou qualquer outro exercício de repetição melhorar muito o desempenho do tecladista/pianista ao vivo. Por isto vamos continuando a série Hanon Rock!



Desafio Nº3
Agora a mão esquerda terá o desafio de trabalhar com um certo "swing", causado pela adição de uma figura de colcheia na tercina.

A regra é que a figura de Colcheia vale a metade da duração da figura
de Semínima. Como temos 3 Semínimas para cada tempo de nosso compasso, fica que a figura de Colcheia vale 1/6 do tempo do compasso.
Parece complicado, mas com a prática se consegue executar perfeitamente. Veja que eu dividi a figura acima em números e intervalos "e". Prática comum no estudo dos tempos. Experimente dividir um tempo de forma que consiga contar o "1 e 2 e 3 e... "  Você toca a primeira nota no "1e" e a segunda nota apenas no último "e" de cada tempo, logo em seguida já é a nota "1e" do próximo compasso. Isto criará um swing bem legal na música.

Na mão direita serão executados acordes com os dedos 1-3-5. Apenas alteramos a região da mão para fazer os acordes, não há inversão de dedos aqui:



Vale lembrar que continuamos executando as tercinas na mão direita igual os exercícios anteriores.
O "swing", só ná mão esquerda ok.





Segue aí o exercício 3 completo. Vamos estudar então??





domingo, 7 de outubro de 2012

Adele - Someone Like You

Continuando a sessão Arranjos vamos comentar sobre a música Someone Like You da nossa cantora em evidência na atualidade, Adele:


Se você acompanhou nossa primeira postagem da Série Arranjos deve ter visto sobre a música "Clocks" do Coldplay. Pois bem, a música "Someone Like You" tem uma estrutura bem semelhante. Vamos trabalhar basicamente em cima de arpejos sobre os acorde da música. E mesmo com uma forma muita básica obtemos um resultado muito gostoso de se ouvir.




Observe o compasso 1, mão esquerda segurando o baixo com as notas Lá e Mí, e na mão direita arpejo do acorde de Lá Maior (A) com as notas da tríade (Lá- Dó#-Mì).


Esta estrutura sera mantida por praticamente toda a música. Lembra a estrutura de arpejos usada na música "Imagine"




Observem inversão do baixo no compasso 3:  O acorde tem na mão esquerda as notas Sol# e Mí e na mão direita o arpejo acontece nas notas Sol#, Dó# e Mí.






Nos próximos compassos teremos a mesma idéia nos acordes de , F#m e D.
Bom, agora quando algúem perguntar o que você está tocando atualmente você pode dizer. Eu sei tocar Someone Like You da Adele, quer ouvir??

Mas a ideía aqui não é te ensinar a tocar uma música. Mas sim demonstrar através de exemplos atuais como um simples arranjo pode ser criado com poucas notas mas com grande poder de expressão. Basta você tocar os primeiros arpejos que a sonoridade irá falar por si, e encantar os seus ouvintes.

bons estudos!!!





Para acessar a partitura completa:
http://www.mymusicnotes.co.uk/sheet-music/item/someone-like-you-adele.html

Hanon Rock - Exercício 2

Galera, devido ao sucesso da postagem com o primeiro exercício eu resolvi acrescentar mais alguns aqui no nosso blog. Este exercício número 2 já eleva bem o nível em relação ao primeiro. Vamos lá?



Neste exercício a mão esquerda estará sempre trabalhando com notas "oitavadas". Mas aqui a mão irá trabalhar em tercinas também, sincronizada com a mão direita, o que exigirá maior habilidade e esforço físico. Como a mão esquerda é a mais preguiçosa ela irá reclamar mais rápido, porém o resultado é compensador.

Na mão direita vamos continuar a fazer acorde em tercinas, porém para cada tempo teremos uma montagem diferente. Veja o primeiro compasso: 
Nos tempos 1 e 3 estaremos fazendo as notas DÓ-MÍ-SOL, acorde C.
Nos tempos 2 e 4 as notas DÓ-FÁ-LÁ compõe o acorde F em primeira inversão.
Esta alternância dos acordes irá exigir a troca dos deos 4-2 pelos 3-5, isto irá forçar um melhor desenvolvimento da mão direita.

Portanto o exercício nº2 se mostra bem mais completo que o primeiro. Vale a pena gastar um minuto de seu treino diário neste novo desafio não acha?





quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Hanon Rock !!

" Eu quero tocar rock no piano  !!!!" Esta é a vontade de muita gente que inicia no mundo das teclas. O Rock Piano é gostoso de se ouvir, envolvente, tem um ritmo que empolga e exige do músico uma boa técnica. Inclusive um bom desenvolvimento muscular é necessário





Para ajudar você que quer iniciar nesta arte, selecionei um livro muito legal chamado "Peter Deneff Rock Hanon"




Vamos aqui explorar um pouco do Exercício Nº1. Bem simples e com uma sonoridade bem legal.









Vejam só a estrutura do exercício. A mão direita toca sempre em TERCINAS e são os acordes que serão tocados em cada compasso, 3 vezes em cada tempo. Eu coloquei a cifra de cada acorde para facilitar. Na mão esquerda a gente está tocando uma nota em cada tempo nos tempos 1,2, e 3 e no tempo 4 também é uma tercina com as notas do acorde tocado na mão direita. E sincronizado com a m.d. claro.


Como sempre, nosso blog apoia a compra de produtos legais. Por isto aqui o link para este indispensável livro de exercícios para nossos Pianistas do Rock:

Agradecimentos ao colega Rodrigo Keyboards por nos apresentar este método.

É isto aí. Bons estudos.