As informações mais importantes são: QUE NOTAS TOCAR, e POR QUANTO TEMPO DEVO SEGURAR A TECLA? Estas perguntas são respondidas pela duração da nota e pela altura da nota.
Existem outras informações também, como intensidade, expressão, alterações do andamento, adornos, que serão vistos na sequência.
Vamos observar um pentagrama (conjunto de 5 linhas), e começar a nos familiarizar com esta linguagem musical:
Uma pentagrama (também chamado de pauta) é formado por 5 linhas principais e entre cada linha temos um espaço, que na prática tem a mesma importância das linhas, em cada linha ou espaço estamos representando uma nota musical. A gente chama de ALTURA da nota a posição que ela ocupa na pauta. Quanto mais para cima estiver a figura musical, mais para direita do piano nós vamos. E quanto mais para baixo ela estiver, é mais a esquerda que nosso dedos irão.
Veja por exemplo a pauta abaixo, com uma nota escrita:
Esta nota, é representada por um símbolo que também nos informa o valor da duração desta nota. Que veremos adiante.
Porém não é possível afirmar qual é a nota na pauta acima, isto porque existem várias CLAVES. A clave é a definição de quanto vale uma figura musical (nota) em relação a posição que ela ocupa. A clave que vamos utilizar em nossos capítulos e exercícios por enquanto será a clave de sol.
Vamos considerar a CLAVE DE SOL então:
Agora sim, a segunda linha (contando de baixo para cima) é a linha que corresponde a altura das notas SOL. Por isto a nota da pauta é Sol. E se a nota estiver escrita no espaço abaixo da linha de sol??
Se a nota estiver escrita no espaço acima será a nota Lá, e assim por diante!
Agora que você já compreende o porque cada nota vale o que vale, veja no diagrama abaixo todas as notas do pentagrama com a clave de Sol, e também a relação dela com o teclado do piano:
Muito importante saber que no piano a nota DÓ 3 (C3) é o chamado DÓ CENTRAL. E na pauta, quando utilizarmos a clave de Sol, ele será representado 1 linha abaixo da primeira linha da pauta, exatamente como está na figura acima. O pentagrama pode conter mais linhas (infinitas na verdade) para cima ou para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário