sábado, 21 de janeiro de 2012

Piano para iniciantes ??? Que tal um P-95 Yamaha?

Uma grande dúvida que sempre aparece quando se tá começando no mundo das teclas é qual equipamento comprar? No caso de um piano podemos dividir em duas possibilidades: Pianos convencionais (acústicos) ou Pianos eletrônicos (Digitais). No caso dos acústicos o investimento inicial costuma já ser na casa dos seis à sete mil reais, por um modelo usado que requer espaço, transporte especializado e manutenção.
Por isto a solução eletrônica para iniciantes parece mais indicada. Lembrando que não podemos abrir mão de um fator x na questão: Teclas pesadas. Por isto tenha certeza de estar adquirindo um Piano Digital e não um teclado com teclas no formato de piano.

O piano digital possui um mecanismo que o difere dos teclados. Uma mecânica que simula o peso das teclas do piano acústico (ação dos martelos) e por isto pesa bem mais que um teclado convencional. Vem com as 88 teclas e preza mais pelos timbres de piano. Muitas vezes é restrito a 8 ou 10 timbres no máximo, porém com 1 bom timbre de piano já podemos ficar satisfeitos com a compra.

A sugestão do blog vai para o piano P-95 da Yamaha:





Este piano possui ótimos timbres de Pianos Acústicos e Elétricos, além de teclas GHS que vão alterando o peso conforme se progride das notas agudas para as mais graves. É opcional a compra do móvel de suporte que eu também recomendo, pois além de melhorar a já boa aparência, lhe dará estabilidade e conforto. Também é possível a medida que se progride nos estudos utilizar uma pedaleira com 3 pedais (opcional também)

O preço é um grande atrativo, este modelo varia entre R$ 1.900,00 e 2.600,00 dependendo dos opcionais. O que para a sua qualidade é um excelente custo-benefício. Também pode ser utilizado com teclado-controlador de 88 teclas pesadas, junto com um módulo ou outro teclado, aumentando sua versatilidade.

Segue abaixo um vídeo com algumas demonstrações. Na internet tem muita coisa sobre este ótimo equipamento que vale a pena ser visto:

Outro vídeo muito bom:








14 comentários:

  1. eu comprei a pouco tempo esse piano digital
    YAMAHA P95.
    como relatado nesse blog, realmente ele tem ótimos timbres e um mecanismos das teclas bastante agradável.
    o único problema é que como todo e qualquer piano digital , pelo fato de ter 88 teclas, e na maioria das vezes ser um pouco pesado, dificulta um pouco na hora de transporta-lo.
    mais vale apena pois ele atende bem as minhas necessidades como músico e alem de ótimos timbres e mecanismo das teclas, tem um visual muito elegante.

    ResponderExcluir
  2. O visual desse piano é bom, mas eu achei ele uma bosta. Em um ano de uso ja deu problema. Se eu aperto as notas Ré, Sol e La na terceira oitava, sai o som de Sol Sustenido bem alto, sem a sensibilidade da tecla, e depois foi dando problema em um monte de notas. Eu achei ele fraco, um ano e deu problema, um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você tem abrir para limpar. tire a borracha e passe um pano. se ainda ta dando problema vá ao técnico

      Excluir
  3. Comprei um Yamaha P-95 recentemente, comprei usado. Confirmo tudo o que você falou.
    Gostei muito do P-95, indico a qualquer um, não me arrependo nem um pouco.
    E quanto a possíveis defeitos, isso resolve-se. Não podemos esquecer que a durabilidade de um produto também depende de seu uso ou do ambiente onde ele fica.

    J.Dionatan, parabéns pelo site! Muito bom!

    Deus abençoe!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Emerson e estou chegando agora, por intermédio de um amigo que me enviou o link, eu tocava violão na igreja, este amigo que era tecladista dos bons da igreja, foi para outra igreja e ficamos órfãos de teclas, então ele me passou as sete notas musicais no teclado, me apaixonei pelo instrumento, por isso espero estudar aqui e progredir, vou me inscrever em um conservatório aqui em curitiba, no largo da ordem, pena que eles não tem piano so teclado no mpb,espero que me ajude também, mas gostei da página, ambiente sério em bem explicativo, espero poder tirar minhas dúvidas, e uma delas é esta mesmo, fico estudando por enquanto com um teclado que tenho em casa, estudante da cassio, já que o da igreja é um mm8 da yamaha, ou tenho que partir de cara para um p95

    ResponderExcluir
  5. eu tenho o p85 e realmente e minha paixão acho que mais beneficio do custo visto que tamos falando de piano Yamaha tenho outros da Roland Maudio um monte de sample mais esse gara chamado P85 mexe comigo
    os outros teclados não entendem porque so o P85 tem capa protetora e olhe que tenho um Juno uma coisa fantástica em termo de timbre acho que e minha paixão pela Yamaha mesmo abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Pretendo fazer aula, para aprender a tocar. Atualmente não sei tocar nada mesmo. Gostaria de saber se esse Yamaha P-95 é mesmo o melhor para iniciantes, e se um piano digital com 61 teclas também é bom!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nao é apenas um Piano Digital para iniciante ! Eu tenho ele e toco a 7 anos e nunca deu problemas !

      Excluir
  7. Olá, primeiramente Parabéns pelo Blog!!!
    Não consigo encontrar este modelo na internet, vc sabe me dizer se saiu de linha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o P95 foi substituído por 2 modelos na verdade. O P45 possui teclado GHS (Graded Hammer Standard), então para efeitos de estudo é igual ao P95. Já o P115 tem o mesmo teclado mais conta com timbre de piano que utiliza a tecnologia "Pure CF sound engine". No P115 também temos saídas em estéreo para ligação em palco e até um banco de acompanhamentos rítmicos. Mas repito: Para efeitos de estudo o mais importante é o mecanismo de teclas. Abraço.

      Excluir
  8. GOSTARIA DE SABER SOBRE O PX5S MODELO DA CASIO

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Gostaria de saber se posso confiar em pianos usados. Sou iniciante e quero saber também indicação para comprar um bom (que me atenda para palcos) e musica erudita (futuramente). Até 3 mil. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal gostaria de saber como é a saída para ligar o p95 na mesa tem como usar estéreo que história é essa

    ResponderExcluir
  11. Olá J. Dionatan.
    Estudo piano erudito há algum tempo e gostaria de adquirir um piano digital. Queria comprar o Yamaha P-95 como você indicou mas não o encontro disponível para venda e vi que em uma das perguntas dos leitores do blog você disse que o piano foi substituído pelos P45 e P115. Quero comprar um piano digital que seja o mais próximo do piano acústico o possível,ele não precisa ter um monte de funções, só quero que ele seja adequado para o estudo do piano erudito e tenha um preço acessível. Você acha que o P45 satisfaz essas condições? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir