quarta-feira, 23 de maio de 2012

Meu primeiro exercício com partituras !!! - Tocar por partituras cap.3

Bom, agora que você já teve sua iniciação no domínio do tempo (cap.1) e também já tem uma leve noção sobre leituras em pentagramas (cap.2) podemos praticar um pouquinho né?!!

Não precisa se desesperar não, a primeira coisa é providenciar novamente aquele metrônomo que usou no cap.1

Para facilitar a leitura, vamos criar uma regrinha de cores e alturas da notas, que tal?? Bom no exercício abaixo eu vou começar utilizando a nota DÓ, que está no dó central de seu piano. Para a nota DÓ eu vou associar a cor azul:




Para executar o exercício ao lado você deve programar o metrônomo para 80bpm. Cada batida representa um tempo, e cada nota "azul" ao lado também.



Ou seja, para cada batida do metronômo você deve tocar uma vez a tecla dó, e mantê-la pressionado até que se inicie a outra batida!


Utilize o dedo polegar da mão direita para esta batida. Os dedos tem uma numeração que facilita na hora em que vamos falar de digitação das teclas ao piano:



Assim, de agora em diante ao invés de polegar, dedo mínimo, pai de todos etc. vamos usar os números:


E para deixar mais interessante vamos acrescentar uma nota? O próximo exercício usará os dedos 1 e 2. E as notas Dó e Ré, sendo que os Ré´s eu representarei de laranja!!


Recapitulando, coloque o metrônomo para 80bpm. E com os dedos 1 e 2 da mão direita execute o exercício acima. Você tocará sempre uma nota por tempo, e vai alterar os dedos a cada tempo conforme a pauta acima, vai ficar um dó-ré-dó-ré !!!

Depois altere as velocidade para 60bpm, 120bpm e 160bmp, para sentir a diferença dos andamentos.
busque sempre a igualdade de força ao teclado para que não soe uma nota mais forte que a outra.

Um comentário:

  1. Muito obrigado, me ajudou muito a enteder o tempo das partituras. Se for possível posta mais algum exercício de iniciante valeu.

    ResponderExcluir