domingo, 7 de outubro de 2012

Adele - Someone Like You

Continuando a sessão Arranjos vamos comentar sobre a música Someone Like You da nossa cantora em evidência na atualidade, Adele:


Se você acompanhou nossa primeira postagem da Série Arranjos deve ter visto sobre a música "Clocks" do Coldplay. Pois bem, a música "Someone Like You" tem uma estrutura bem semelhante. Vamos trabalhar basicamente em cima de arpejos sobre os acorde da música. E mesmo com uma forma muita básica obtemos um resultado muito gostoso de se ouvir.




Observe o compasso 1, mão esquerda segurando o baixo com as notas Lá e Mí, e na mão direita arpejo do acorde de Lá Maior (A) com as notas da tríade (Lá- Dó#-Mì).


Esta estrutura sera mantida por praticamente toda a música. Lembra a estrutura de arpejos usada na música "Imagine"




Observem inversão do baixo no compasso 3:  O acorde tem na mão esquerda as notas Sol# e Mí e na mão direita o arpejo acontece nas notas Sol#, Dó# e Mí.






Nos próximos compassos teremos a mesma idéia nos acordes de , F#m e D.
Bom, agora quando algúem perguntar o que você está tocando atualmente você pode dizer. Eu sei tocar Someone Like You da Adele, quer ouvir??

Mas a ideía aqui não é te ensinar a tocar uma música. Mas sim demonstrar através de exemplos atuais como um simples arranjo pode ser criado com poucas notas mas com grande poder de expressão. Basta você tocar os primeiros arpejos que a sonoridade irá falar por si, e encantar os seus ouvintes.

bons estudos!!!





Para acessar a partitura completa:
http://www.mymusicnotes.co.uk/sheet-music/item/someone-like-you-adele.html

4 comentários: