domingo, 22 de janeiro de 2012

Exércicio Blues 5

Lembro que a apostila completa está na postagem APOSTILA DE BLUES DOWLOAD GRÁTIS.


Neste exercício temos uma outra intenção, inclusive você pode praticar o exercício 5 independente dos outros 4 anteriores. O exercício 5 desenvolve a indepedência de mãos e traz apogiaturas simples, mais que dão uma nova "cor" a sonoraridade proposta:


Interessante que a mão direita começa no final do tempo 1, existe uma pausa que deve ser respeitada. No tempo 3 temos a apogiatura de Fá para Fá #.

Segue o vídeo como o exercício proposto:




sábado, 21 de janeiro de 2012

Piano para iniciantes ??? Que tal um P-95 Yamaha?

Uma grande dúvida que sempre aparece quando se tá começando no mundo das teclas é qual equipamento comprar? No caso de um piano podemos dividir em duas possibilidades: Pianos convencionais (acústicos) ou Pianos eletrônicos (Digitais). No caso dos acústicos o investimento inicial costuma já ser na casa dos seis à sete mil reais, por um modelo usado que requer espaço, transporte especializado e manutenção.
Por isto a solução eletrônica para iniciantes parece mais indicada. Lembrando que não podemos abrir mão de um fator x na questão: Teclas pesadas. Por isto tenha certeza de estar adquirindo um Piano Digital e não um teclado com teclas no formato de piano.

O piano digital possui um mecanismo que o difere dos teclados. Uma mecânica que simula o peso das teclas do piano acústico (ação dos martelos) e por isto pesa bem mais que um teclado convencional. Vem com as 88 teclas e preza mais pelos timbres de piano. Muitas vezes é restrito a 8 ou 10 timbres no máximo, porém com 1 bom timbre de piano já podemos ficar satisfeitos com a compra.

A sugestão do blog vai para o piano P-95 da Yamaha:





Este piano possui ótimos timbres de Pianos Acústicos e Elétricos, além de teclas GHS que vão alterando o peso conforme se progride das notas agudas para as mais graves. É opcional a compra do móvel de suporte que eu também recomendo, pois além de melhorar a já boa aparência, lhe dará estabilidade e conforto. Também é possível a medida que se progride nos estudos utilizar uma pedaleira com 3 pedais (opcional também)

O preço é um grande atrativo, este modelo varia entre R$ 1.900,00 e 2.600,00 dependendo dos opcionais. O que para a sua qualidade é um excelente custo-benefício. Também pode ser utilizado com teclado-controlador de 88 teclas pesadas, junto com um módulo ou outro teclado, aumentando sua versatilidade.

Segue abaixo um vídeo com algumas demonstrações. Na internet tem muita coisa sobre este ótimo equipamento que vale a pena ser visto:

Outro vídeo muito bom:








sábado, 14 de janeiro de 2012

Exercícios 1,2 e 3 Blues!!



Estes são os vídeos referentes aos primeiros 3 exercícios de blues da apostila:


Nosso primeiro exercício se trata de um Shuffle básico na mão esquerda e o acompanhamento na mão direita fará uso de apogiaturas. Estas apogiaturas a princípio parecem díficeis de serem executadas mas com um pouco de treino já se consegue um bom resultado.

O importante é que possamos distinguir os sons das duas notas, a da apogiatura e a da que a sucede.

Para isto execute em velocidades lentas até atingir a sonoridade desejada.



Este primeiro exercício é a frase 1 do Blues 12 compassos que estudaremos no exercício 4, e será na tonalidade de Dó maior:





Neste segundo acompanhamento faremos a frase 2 do Blues 12 compassos, será executando utilizando o 4º grau de Dó maior, portanto será em Fá Maior:

Aqui a segunda apogiatura é a mais complicada pois exige boa flexibilidade dos dedos da mão direita.




Agora para fechar os acordes utlizamos o quinto grau da escala de Dó Maior. E será em Sol Maior que terminamos os exercícios para a execução do Blues 12 compassos:





Para visualizar as partituras baixe a apostila no outro post !!

APOSTILA DE BLUES - DOWNLOAD GRÁTIS

Estou criando uma apostila sobre exercícios de Blues. Bem interessante para quem está começando, ou quer novos desafios.

PARA DOWNLOAD DA APOSTILA DE BLUES GRÁTIS ACESSE O LINK ABAIXO:
o link do título da postagem não está mais disponível pois se trata da versão antiga!!

http://www.4shared.com/office/WrBTZ3DP/Apostila_Blues_V3.html


Atualizada na versão 3.

Um dos primeiros exercícios irá lhe conduzir para a execução do famoso Blues 12 compassos: