quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ESCALAS - Porque estudá-las???

O estudo das escalas é essencial para aqueles tecladistas e pianistas que utilizam-se de improvisos no seu dia-a-dia. Existem casos de estudantes de piano que ficam "presos" a partituras por anos, e se tornam dependentes das informações das Pautas para poder executar sua música.

A escala traz a matéria prima do músico, e responde a famosa pergunta: " Que notas posso tocar durante uma determinada música ?"

No estudo da escala eu vejo duas grandes vantagens, entre tantas que existem: A primeira é a percepção técnica que se ganha, formação de acordes, intervalos, dissonâncias, tudo tem um porquê, e neste estudo isto fica muito mais claro e palpável.
A segunda vantagem é como exercício de fortalecimento muscular, e agilidade. Afinal algumas passagens ficam bem complexas, ou melhor, fora do cotidiano. E por isto aumentam as possibilidade na hora dos improvisos.

Para facilitar o estudo, resolvi montar de forma visual as escalas, ao invês da tradicional apresentação por partituras. Desta forma fica fácil associar as teclas pintada de amarelas com aquelas que pertencem a escala.

Quando for executar uma música em Lá maior por exemplo, você deve ter um "mapa visual" da escala. E é este mapa visual que estou apresentando a partir de hoje.

Outra coisa importante é a digitação. Vou fornecer os números de cada dedo para que execute de forma correta, e assim as escalas passarão a ser mais um exercício diário no caminho das teclas.

Bons estudos.

3 comentários:

  1. cara to adorando!!! to sempre por aki aproveitandu muito,, brigada
    Káti

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito bom o blog.

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito boa suas explicaçao, estou amando e aproveitando muito, obrigada.

    ResponderExcluir