quarta-feira, 7 de março de 2012

INVERSÕES DE ACORDES -Apresentação

As inversões de acordes são alternativas muito úteis para facilitar a execução das músicas e também para melhorar ou dar um toque de requinte as harmonias. Um acorde não tem uma ordem correta a ser seguida, a única norma é utilizar as notas que compõe. Por isto vamos apresentar aqui alternativas a montagem de acordes respeitando a regra do mínimo esforço.

Estudaremos tonalidade por tonalidade. Por exemplo a tonalidade de Dó, vamos executar os 7 acordes básicos da escala natural de Dó, representando em cada grau um acorde. A idéia destas inversões e movimentar os dedos o mínimo possível. Um dedo movimentado significa uma nota alterada e por consequencia um novo acorde.

Ou seja, vamos estudar acordes com inversões a medida que nos for conveniente fazer inversões. Porém se passarmos por todos os tons teremos com certeza atingido um grande número de inversões.

Recomendo fazer o seguinte: Pegue todos os 7 acordes e execute em ordem e aleatório, até gravar em sua mente as inversões de cada tonalidade apresentada. Somada as inversões das outras tonalidade você terá uma vasta gama de opções em seus improvisos.

Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário