quarta-feira, 23 de maio de 2012

O domínio do tempo - Tocar por partituras cap.1

Se você deseja tocar por partituras, ou mesmo que não queira saber das páginas preta e brancas de jeito nenhum, uma coisa é certa: Você deve ter o DOMÍNIO DO TEMPO sempre. Isto porque sem dominar o tempo a música saíra como diriam no popular: fora do compasso. O tempo é o mestre do músico, é ele quem manda, e quem dominar o tempo perfeitamente terá controle total de sua música.

Por convenção, falamos a todo instante em "tempo" durante a música tocada por partituras. Mas afinal; Quanto vale um tempo??

Vamos ser práticos, e dizer para você que um tempo equivale a UMA BATIDA do metrônomo. E em segundos, isto depende de quanto você progamou no aparelhinho, ou de quanto está escrito na partitura. Normalmente falamos de ANDAMENTO quando falamos de tempo.
O metronomo é regulado em função de Bpm. Ou seja, quantas batidas por minuto a gente quer. Isto quer dizer que se temos 120Bpm, teremos 120 batidas por minuto, ou 2 por segundo.


Se a música tiver um andamento de 90Bpm, basta regularmos o metrônomo e pronto, cada batida equivale a 1 Bpm.

Quando a gente tocar, sem ouvir os clicks do metrônomo nós estamos respeitando o nosso metrônomo interno. Você já dever ter visto alguém tocando e batendo o pé no chão de forma compassada?? Esta pessoa está externando o seu metrônomo interno.

Para fazer o primeiro exercício você deve utilizar um metrônomo virtual como este:

METRÔNONO ON LINE

Ou com o metrônomo de seu próprio teclado, tablet, ou smartphone.

Enfim, ajuste o metrônomo para 120. (no caso do online acima basta clicar no circulo ao lado do 120 e pronto!)

Em cada batida do metrônomo você deve pressionar a tecla DÓ de seu teclado.

Agora faça o mesmo para os seguintes andamentos:

80 Bpm
160Bpm
68Bpm
200 Bpm

Então é isto, você está começando a dominar o tempo!! Cada nota que você tocou equivale a um tempo. E a duração deste tempo em segundos depende do andamento selecionado. Porém cada exercício, independente do andamento, foi feito com uma nota por tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário