sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hanon Rock - Exercício 3

Eu considero estudar Hanon como frequentar uma academia...
É um estudo que não tem fim e cada dia você se sente melhor que o dia anterior.

De fato, estudar Hanon, ou qualquer outro exercício de repetição melhorar muito o desempenho do tecladista/pianista ao vivo. Por isto vamos continuando a série Hanon Rock!



Desafio Nº3
Agora a mão esquerda terá o desafio de trabalhar com um certo "swing", causado pela adição de uma figura de colcheia na tercina.

A regra é que a figura de Colcheia vale a metade da duração da figura
de Semínima. Como temos 3 Semínimas para cada tempo de nosso compasso, fica que a figura de Colcheia vale 1/6 do tempo do compasso.
Parece complicado, mas com a prática se consegue executar perfeitamente. Veja que eu dividi a figura acima em números e intervalos "e". Prática comum no estudo dos tempos. Experimente dividir um tempo de forma que consiga contar o "1 e 2 e 3 e... "  Você toca a primeira nota no "1e" e a segunda nota apenas no último "e" de cada tempo, logo em seguida já é a nota "1e" do próximo compasso. Isto criará um swing bem legal na música.

Na mão direita serão executados acordes com os dedos 1-3-5. Apenas alteramos a região da mão para fazer os acordes, não há inversão de dedos aqui:



Vale lembrar que continuamos executando as tercinas na mão direita igual os exercícios anteriores.
O "swing", só ná mão esquerda ok.





Segue aí o exercício 3 completo. Vamos estudar então??





Um comentário: